→ Como se concentrar para estudar para concurso público

Técnicas de Como se Concentrar ao Máximo nos Estudos para Concursos Públicos

Concentração é um estado da mente humana e necessária para a existência da vida. É errado dizer: “Eu não tenho concentração”, mas sim, dizer: “Eu estou concentrado ou não estou concentrado nessa leitura”, pois no caso, o que varia de pessoa para pessoa é o grau de concentração, portanto, o que precisamos descobrir é como aumentar o grau de concentração.

Em 1890, o psicólogo Willian James, dizia que: “A concentração é seletiva e sustendada”, isso significa que quando escolhemos no que vamos nos concentrar, sustentamos a atenção naquilo que foi escolhido.

Para sustentar a sua concentração, é necessário estar atento no que te mantém concentrado, eliminando tudo aquilo que te distrai.

Quais são as causas mais comuns das distrações?

Estamos enganados quando afirmamos que os grandes vilões que causam as distrações seriam as redes sociais, os aparelhos eletrônicos, etc, pois hoje em dia, a tecnologia tem sido uma das principais ferramentas de estudo e busca de informações para o nosso dia-a-dia. Estudos revelam que a causa mais comum da distração é a Ansiedade.

Dicas-de-concentração-nos-estudos

Um dos exercícios para praticar a concentração é a paciência!

O especialista em memória e mente humana, Renato Alves diz que muitos de nós somos sabotados pela nossa própria memória, por não utilizarem métodos de planejamento e memorização nos estudos. Como pesquisador da memória, Renato desenvolveu técnicas através do seu Curso de estudo e memorização de como concentrar-se para ler e escrever, blindar-se emocionalmente contra hábitos viciosos, ter foco para ser altamente produtivo, aliviar a ansiedade, e muito mais.

Vivemos cada dia mais com a mente atulhada de ideias, tarefas diárias, rotinas de estudo, metas a cumprir, e com isso nossa mente vira um caos, gerando um grande cansaço e muitas das vezes não conseguimos gerir tudo isso e consequentemente gerando a ansiedade que tanto nos atrapalha. Com a falta de concentração, acaba nos levando ao reestudo de uma matéria e o gasto excessivo de energia!

O nosso objetivo aqui é que você aprenda com essas dicas, como evitar a falta de concentração e manter o foco total nos estudos.

Dicas para manter a concentração:

1 – Encontre um ambiente propício para o seu estudo, silencie as notificações do celular, pois tendem a atrapalhar na hora de se concentrar na leitura. Se sentir a necessidade, tome algumas medidas, como: trocar uma lâmpada, colocar um ventilador, deixar uma garrafa de água próximo a você, tudo que for possível para te trazer conforto e evitar que se levante a cada 5 minutos.

2 – Respeite seu horário de estudo, determine um horário para iniciar seus estudos, dessa maneira você estará condicionando seu cérebro, tendo isso como rotina diária. Lembrando sempre de deixar horários de descanso, isso é muito importante, para descansar sua mente.

3 – Utilizar o cérebro de maneira ativa, questione, busque entender o que está estudando, e não simplesmente queira decorar um texto, pois o importante é a interpretação, o entendimento do assunto, entendendo assim, que o objetivo do estudo é aprender, compreender e não simplesmente para obter notas nas provas, não que isso não seja importante, mas o principal é absorver conhecimento, e assim, entender o porque da outra resposta estar errada, passando a ter confiança na hora da prova.

4 – Faça boas anotações. Ative seu cérebro capturando as informações, ao modo que sua mente processe primeiro e depois transfira para o papel.  Assim, não ficará no piloto automático 😉 .

5 – Resolva questões e faça simulados. Veja os editais dos Concursos Públicos dos anos anteriores, pois esta é uma maneira de você se preparar, treinar, até mesmo antes de sair o edital do Concurso que você espera e ver os pontos que precisa melhorar, busque “detonar” nas questões, isso quer dizer, acertar o máximo, até chegar nos 100%, pois o resultado na hora da prova será o reflexo do seu treinamento. Portanto, se espelhe nos atletas, treine!

6 – Faça resumos. Se necessário mostre para um professor, um amigo seu, e através disso, conseguirá avaliar seu entendimento da matéria.

7 – Memorização por repetição. Separe dias de estudo por matéria, vendo portanto os mesmos conteúdos em dias diferentes.

E por último, descanse e durma bem. Respeite os limites do seu corpo, pois o melhor estudo é aquele que se aprende a longo prazo, sempre trazendo a perseverança de maneira consistente.

CONCENTRAÇÃO É FUNDAMENTAL NOS ESTUDOS, POIS SEM ELA, ESTAMOS PERDENDO TEMPO! 

Dicas-como-se-concentrar

Aprenda Gratuitamente Como Montar um Plano de Estudos Vitorioso!

Insira seu Primeiro Nome e seu Melhor E-mail

→ Como se concentrar para estudar para concurso público
5 (100%) 1 vote
→ Como ter vontade de estudar para concursos. Confira!