Assembleia Constituinte da Venezuela assume as funções do Congresso

FEDERICO PARRA
Assembleia Constituinte que rege a Venezuela com poderes absolutos decidiu por unanimidade nesta nesta sexta-feira assumir as funções do Parlamento controlado pela oposição.
O órgão decidiu “assumir as competências para legislar sobre as matérias dirigidas diretamente a garantir a preservação da paz, da soberania, do sistema sócio-econômico e financeiro , os bens do Estado e a preeminência dos direitos dos venezolanos”, segundo o decreto.
O acordo, que inclui o poder de ditar leis, foi acertado em uma sessão à qual se negou assistir a junta diretora do Parlamento, que foi convocada na véspera pela presidente da Assembleia Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez.

“Ordem” 

O decreto recordou que “todos os órgãos do poder público se encontram subordinados à Assembleia Nacional Constituinte”, o que foi desconhecido – acrescentou – pelo Congresso, cujos presidentes não compareceram à sessão.
“Não vamos permitir mais desvios de poder. Chegou a Constituinte para por ordem!”, proclamou Rodríguez antes da leitura do acordo.
Em uma carta aberta, a junta diretora do Parlamento reiterou que desconhece “a fraudulenta Assembleia Nacional Constituinte, seus mandatos e todos os atos emanados da mesma”.
“Não compareceremos ante a mentira constituinte. Não estamos obrigados a fazer isso”, anunciou o bloco opositor.
Assembleia Constituinte da Venezuela assume as funções do Congresso
Rate this post
Nasa lança satélite que ajudará astronautas a se comunicar com a Terra
Espanha realiza ato em homenagem a vítimas de ataque extremista