Donald Trump volta a criticar acordo nuclear com Irã

Jonatan Ernert/AFP


Washington, Estados Unidos –
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o “péssimo acordo” nuclear firmado com o Irã em 2015, que deverá certificar ou não nos próximos dias.

“É o pior acordo, não obtivemos nada em troca”, declarou Trump à Fox News sobre o tratado firmado entre Teerã e as grandes potências para garantir o caráter pacífico e civil do programa nuclear iraniano em troca da suspensão progressiva de sanções.
“Fizemos isto por fraqueza, quando na realidade temos muita força. Em breve veremos o que acontece”, disse Trump, que deverá tomar uma decisão sobre o tratado neste final de semana.
Uma lei obriga o presidente dos Estados Unidos informar ao Congresso a cada 90 dias se considera que o Irã está respeitando o tratado e se a suspensão das sanções são de interesse nacional.
Até o momento Trump tem certificado o tratado, mas já advertiu que sua próxima decisão, que deverá ser adotada até o domingo, será crucial.
Funcionários americanos admitem que desta vez Trump pode não certificar o acordo, passando a responsabilidade ao Congresso, sob o risco da retomada das sanções contra Teerã.
Donald Trump volta a criticar acordo nuclear com Irã
Rate this post
Papa manda mensagem aos brasileiros pelos 300 anos de Nossa Senhora
Fiéis celebram 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida