Em clima de tensão, Quênia começa votação para escolher novo presidente

Tobin Jones / AFP - 8/8/2017

Os quenianos comparecem às urnas nesta terça-feira (8/8) para uma eleição presidencial, que promete uma disputa apertada entre o presidente Uhuru Kenyatta e o opositor Raila Odinga, em um clima de tensão e temores de violência. A votação também designará governadores, deputados, senadores e representantes locais.

Levando em consideração a violência registrada em eleições anteriores, as autoridades organizaram um dispositivo de segurança sem precedentes, com 180 mil integrantes das forças de segurança em todo o território deste país do leste da África, que tem 48 milhões de habitantes.
A votação no Quênia muitas vezes é baseada em sentimentos de etnia. Kenyatta (kikuyu) e Odinga (Luo) estabeleceram duas poderosas alianças eleitorais. De acordo com as pesquisas, o resultado da eleição presidencial dependerá da capacidade dos dois campos para mobilizar os eleitores no dia da votação.
A eleição dos governadores de 47 condados, fruto de uma descentralização adotada em 2013, também pode provocar problemas localizados.
Em clima de tensão, Quênia começa votação para escolher novo presidente
Rate this post
Opositor russo é libertado após passar mais de quatro anos na prisão
ONU: destituição de procuradora venezuelana é quebra do Estado de Direito