Emissão de passaporte exigirá menos documentos

Marcelo Camargo/Agência Brasil Lista de documentos exigidos para emissão de passaporte será reduzida a partir de dezembro

 

A partir de dezembro, o cidadão que for tirar o passaporte precisará apresentar um número menor de documentos. A dispensa dos comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e do comprovante de pagamento da taxa começará a ser implementada gradualmente a partir do fim do próximo mês e valerá para todo o país até o final de 2018. A medida faz parte do programa do governo federal Brasil Eficiente.

Saiba mais

Criado em março deste ano, o programa tenta desburocratizar a oferta de serviços e reduzir custos. Além da emissão do passaporte, outros serviços vão passar por processo de desburocratização. “O objetivo é a simplificação administrativa, a modernização da gestão e a melhoria da prestação dos serviços públicos tanto para os cidadãos e sociedade civil como para as empresas com que o governo tem relação. É um modelo que busca também reduzir custos”, explicou a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa.

No caso do passaporte, permanece a obrigatoriedade de apresentar o documento de identidade, CPF e naturalidade. Os documentos que serão dispensados devem ser buscados na base de dados do governo pelo órgão responsável pela emissão do passaporte. Assim, o cidadão não precisará solicitar um documento em um órgão governamental para, em seguida, entregar em outro.

Consultas no SUS

Também a partir de dezembro, começará a funcionar um projeto-piloto para agendamento online de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa será implementada em 21 cidades, e 10% dos agendamentos serão feitos online pelo aplicativo e-SUS Cidadão.
O aperfeiçoamento e expansão da carteira de trabalho digital também está entre as ações do programa. Para identificar e revisar iniciativas que podem ser simplificadas, o Brasil Eficiente tem comitês permanentes de desburocratização nos ministérios. Os comitês já somam 222 iniciativas entre implementadas, iniciadas e aguardando o início.
Emissão de passaporte exigirá menos documentos
Rate this post
TJSP nega recurso de fotógrafo atingido no olho por bala de borracha
Trump pede que China use de todos os meios para controlar a Coreia do Norte