Estudo afirma que peixes têm personalidade complexa

Arquivo/Embaixada da Noroega

Londres, Reino Unido – Os peixes têm uma personalidade complexa e reagem de modo diferente ao perigo, com mais ou menos coragem, de acordo com um estudo da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) publicado nesta segunda-feira (25/9). Os cientistas se concentraram em um grupo de guppys, ou barrigudinhos (poecilia reticulata), pequenos peixes da América do Sul, e constataram que respondem individual e consistentemente ao perigo.

“Quando são colocados em um entorno não familiar, descobrimos que os guppys têm estratégias diferentes para enfrentar a situação estressante: muitos tentam se esconder, outros tentam escapar, e alguns tentam explorar com cautela o local”, destacou Tom Houslay, do Centro de Ecologia e Conservação da universidade da região sudoeste da Inglaterra.
Leia mais notícias em Ciência e Saúde
A experiência foi repetida diversas vezes, e cada peixe reagia sempre da mesma maneira, revelou o estudo, que foi publicado na revista “Functional Ecology”. “As diferenças entre eles foram consistentes no tempo e em situações diferentes”, completou Houslay.
O próximo objetivo dos cientistas é determinar que parte dessa conduta se deve à genética, e que parte, ao meio ambiente em que vivem, explicou o professor Alastair Wilson.
Estudo afirma que peixes têm personalidade complexa
Rate this post
No México, sobe para 324 número de mortos em terremoto
Apoio a casamentos gays na Austrália continua com maioria, segundo pesquisa