Governo palestino se reúne em Gaza pela primeira vez desde 2014

MOHAMMED ABED / AFP O primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, chega para participar de uma reunião do gabinete na cidade de Gaza

Gaza, Territórios palestinos – O governo palestino se reuniu nesta terça-feira (3/10) na Faixa de Gaza pela primeira vez desde 2014, um novo passo para o retorno da Autoridade Palestina, reconhecida internacionalmente, ao comando do território sob poder do Hamas. A celebração do conselho de ministros deve ilustrar também o avanço da reconciliação entre a Autoridade Palestina e o movimento islamita Hamas, após décadas de fratura.

Apesar da prudência alimentada pelo fracasso das tentativas anteriores de aproximação, a visita de segunda-feira a Gaza do primeiro-ministro Rami Hamdallah, a primeira desde 2015, deve preparar o terreno para uma transferência progressiva de atribuições – ao menos civis – do Hamas para a Autoridade Palestina.
Leia mais notícias em Mundo
O Hamas expulsou a Autoridade Palestina de Gaza em 2007, após uma quase guerra civil com o Fatah, seu grande rival que controla a entidade interina surgida dos Acordos de Oslo e que deveria anteceder um Estado palestino independente.
Desde então, a Autoridade Palestina exerce seu poder, limitado, sobre a Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel há 50 anos e separado de Gaza por algumas dezenas de quilômetros através do território israelense.
Governo palestino se reúne em Gaza pela primeira vez desde 2014
Rate this post
UE não vê progressos suficientes para avançar à segunda fase no Brexit
Emmanuel Macron quer reverter imagem de 'presidente dos ricos'