Morre aos 76 anos físico britânico Stephen Hawking

(foto: AFP PHOTO / PADDY POWER /TIM ANDERSON)(foto: AFP PHOTO / PADDY POWER /TIM ANDERSON)

O físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos na madrugada desta quarta-feira (14/3). Segundo um porta-voz da família, ele estava em casa e “em paz”.
“Estamos profundamente tristes, porque nosso querido pai faleceu hoje”, declararam os filhos do astrofísico, Lucy, Robert e Tim, em um comunicado publicado pela agência britânica Press Association.”Foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos”, lamentaram.
Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica(ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. 
A doença foi detectada quando tinha 21 anos. O cientista se comunicava através de um computador e um sintetizador de voz e se locomovia em cadeira de rodas.
Desafiou previsões dos médicos, que lhe deram uma expectativa de vida de apenas alguns anos, e prosseguiu como professor e astrofísico espetacular, apesar de confinado a uma cadeira de rodas.
“Sua valentia e persistência, aliadas ao seu brilhantismo e humor, inspirou pessoas em todo o mundo”, destacaram seus filhos.   
Morre aos 76 anos físico britânico Stephen Hawking
Rate this post
Cientistas brasileiros usam celular para aprimorar cirurgias cerebrais
Defesa Civil diz que prédio que desabou foi construído de forma irregular