Parlamento escocês vota contra projeto de lei britânico do Brexit

(foto: Tolga Akmen/ AFP)(foto: Tolga Akmen/ AFP)

Edimburgo, Reino Unido – O Parlamento escocês rejeitou nesta terça-feira (15/5) o projeto de lei britânico sobre o Brexit que atualmente está sendo discutido, abrindo assim a porta a uma crise constitucional.

Os deputados da Assembleia Parlamentar de Edimburgo aprovaram por 93 votos a favor e 30 contra uma moção que não dá o “consentimento” a esse projeto do Executivo britânico que também tem causado importantes divisões no Parlamento em Westminster.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, não tem obrigação de mudar seu plano para o Brexit, apesar da rejeição escocesa.
Vários especialistas alertam, no entanto, que um confronto entre Londres e Edimburgo poderia levar a Escócia à independência.
Os governos britânico e escocês estão discutindo a questão de quem terá certos poderes atualmente nas mãos de Bruxelas, em setores como agricultura e pesca, quando o Reino Unido deixar a UE.
O governo nacionalista escocês quer que esses poderes estejam sob seu controle, mas o Executivo conservador britânico alega que eles devem ser administrados a partir de Londres, pelo menos em um primeiro momento.
Parlamento escocês vota contra projeto de lei britânico do Brexit
Rate this post
Juiz acusado de agredir ex-mulher renuncia à Corte de Direitos Humanos
Babá é sentenciada à prisão perpétua após matar duas crianças nos EUA