Primavera começa nesta sexta-feira e deve ter temperaturas acima da média

Marcello Casal Jr/Agência Brasil A primavera começa às 17h02 desta sexta-feira (22/9)

 

Estação das flores, a primavera começa às 17h02 desta sexta-feira (22/9). A previsão, segundo os meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), é de que a estação seja de calor, principalmente entre setembro e o começo de outubro, e com temperaturas acima da média histórica, que normalmente fica em torno de 28°C. O aumento da nebulosidade e a chuva aliviam o calor.

 

A chegada da nova estação traz uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. De acordo com o Cptec/Inpe, as chuvas passarão a ser mais intensas e frequentes nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou da noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.

 

O meteorologista Alexandre Nascimento diz que o sistema seco que está bloqueando as áreas de instabilidade enfraquecem já no começo da estação.”Com isso, há possibilidade que chova de normal a acima da média durante os meses de outubro e novembro”, conta. Segundo o Climatempo, as pancadas de chuvas se concentrarão no Distrito Federal principalmente no mês de novembro. Em dezembro, há previsão de zona de convergência do Atlântico Sul provocando chuva prolongada e volumosa. A frequência da chuva deve aumentar no decorrer da estação e culminar na “invernada”, período prolongado de chuva generalizada e volumosa.  

 

Equinócio

 

O horário marcado para o início da primavera é às 17h02 de hoje que é quando ocorre o segundo equinócio do ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração. De acordo com a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, as estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. “Agora, no início da Primavera, os dias terão o mesmo comprimento das noites e,  no hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano que ocorre no início do Verão, sendo este ano no dia 21 de dezembro às 13h28, hora de Brasília”, afirma.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que há uma probabilidade entre 55% e 60% do La Niña – fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial – voltar durante a primavera e verão de 2017-18. Os meteorologistas confirmam essas previsões em parte devido ao resfriamento recente das anomalias de temperatura superficial e sub-superficial e também pelo maior grau de eficiência nas previsões nesta época do ano.

Primavera começa nesta sexta-feira e deve ter temperaturas acima da média
Rate this post
Merkel enfrenta o desafio da direita nas eleições alemãs deste domingo
Nova escalada verbal entre Donald Trump e Kim Jong-Un