Saiba como vai funcionar a Carteira de Habilitação eletrônica

Agência Brasil Agora, além do documento físico, os motoristas terão também o arquivo virtual da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi aprovada na terça-feira (25) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o Ministério das Cidades, ela será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa e estará disponível a partir do dia 1º de fevereiro de 2018.  A partir de então, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital.

Saiba mais

  • CNH Digital começa a valer a partir de fevereiro de 2018

    CNH Digital começa a valer a partir de fevereiro de 2018

Tire suas dúvidas sobre a CNH eletrônica:

Como posso adquirir a CNH eletrônica?
Segundo o Ministério das Cidades, os interessados em adquirir a CNH eletrônica precisam realizar um cadastro no site do Denatran com um certificado digital ou no Detran. Depois, o cadastro deve ser ativado com a utilização de um link que é enviado ao e-mail do condutor. Com o login feito, ele deve usar uma senha sempre que desejar visualizar o documento. Vale lembrar que a ativação deve ser realizada no aparelho em que a CNH será salva.
A CNH digital substitui a física?
O CNH eletrônica poderá ser apresentada no lugar da carteira física e vai ser identificada pela leitura do QRCode (código de barras bidimensional que pode ser escaneado) ou certificado digital. A nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que continuará a ser emitido normalmente.
A CNH impressa deixará de existir?
Não. Mesmo com a novidade, a emissão da CNH ainda ocorre normalmente.
É seguro?
Sim. No primeiro acesso, será preciso criar um PIN (código) para armazenar os documentos com segurança. Será preciso inserir o PIN criado para poder visualizar os documentos.
E se eu perder o celular?
Caso o motorista necessite bloquear o aparelho para impedir que outros acessem indevidamente sua conta, basta acessar o portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.
Saiba como vai funcionar a Carteira de Habilitação eletrônica
Rate this post
MST ocupa fazenda de Eike Batista em Minas Gerais
Gêmeas siamesas unidas pelo crânio serão separadas em Bangladesh