Tempestade Franklin deve se transformar em furacão no Golfo do México

Alonso Cupul/EPA/Lusa Pescadores amarram seus barcos em Cancún com a aproximação da Tempestade Franklin na costa do México

A tempestade tropical Franklin, que tocou a terra em Yucatán, no México, se fortaleceu nesta quarta-feira (9/8) nas águas do Golfo do México e pode virar furacão em seu avanço para o estado de Veracruz, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. As informações são da agência de notícias EFE.

A sétima tempestade tropical do ano no Atlântico tem ventos com velociadade de 110 quilômetros por hora (km/h) e está a 245 km ao norte-nordeste de Coatzacoalcos e a 155 km ao leste-nordeste de Vera Cruz.
Franklin se desloca para o oeste com uma velocidade de translação de 20 km/h, indicou o NHC em seu boletim das 12h (10h, em Brasília). A tempestade cruzou ontem (8) a Península de Yucatán sem deixar vítimas, nem causar graves danos, mas espera-se que o segundo impacto em terras mexicanas seja pior após ter recuperado força hoje no Golfo do México.
De acordo com os meteorologistas, segundo um provável padrão de trajetória, o centro de Franklin “se aproximará hoje do litoral leste do México, para cruzar a costa do estado de Veracruz nesta noite ou amanhã cedo”. Os metereologistas dizem que a tempestade deve se transformar, nas próximas horas, em furacão e “tocar terra como ciclone nesta noite ou amanhã cedo”, para depois “se debilitar rapidamente”.
Uma tempestade tropical se transforma em furacão quando os seus ventos máximos sustentados alcançam 119 km/h na escala de intensidade de Saffir-Simpson. Um aviso de furacão está mantido para a costa mexicana do porto de Veracruz até Cabo Rojo.
Tempestade Franklin deve se transformar em furacão no Golfo do México
Rate this post
Ameaçados por Trump, imigrantes ilegais se unem no futebol
Polícia mata dois manifestantes em protestos pós-eleitorais no Quênia