Homens que usam cueca boxer produzem até 25% mais espermatozoides

Os homens do teste usaram a vestimenta por, ao menos, três meses(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)Os homens do teste usaram a vestimenta por, ao menos, três meses (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

O tipo de cueca usada pelos homens pode ajudar na qualidade do esperma produzido, segundo pesquisa americana. Os investigadores constataram que homens que vestiam com mais frequência a cueca boxer, semelhante à vestimenta que pugilistas utilizam nos ringues, têm concentrações maiores de espermatozoides. Para os autores do estudo, publicado na revista Human Reproduction, a descoberta sugere que uma estratégia simples pode ajudar casais que querem engravidar.

Os pesquisadores coletaram informações e amostras do sêmen de 659 homens que faziam parte de casais em busca de tratamento em um centro de fertilidade. Os homens, que tinham entre 32 e 39 anos, responderam a um questionário que incluía perguntas sobre o estilo de roupa íntima usado nos três meses anteriores. Entre os participantes, 53% relataram que, geralmente, vestiam cueca boxer.

A análise das amostras de sêmen mostrou que esses voluntários tinham 25% mais espermatozoides, quando comparados aos participantes que usaram outro tipo de vestimenta íntima. Além disso, a análise de amostras de sangue — coletadas de 304 participantes — revelou que os adeptos da boxer apresentavam taxas de hormônio folículo estimulante (FSH) 14% menor, também comparados aos outros voluntários. O FSH está associado à produção de espermatozoides e sinaliza ao cérebro quando intensificar a produção do esperma.

Mudança simples

Segundo os cientistas, a combinação dos resultados — baixa taxa do hormônio FSH e alta concentração de espermatozoides — faz sentido. Isso porque uma quantidade alta da célula de reprodução masculina dispensa a necessidade de sinais neurais para aumentar a produção delas. “Esses resultados apontam para uma mudança relativamente fácil que os homens podem fazer quando eles e suas parceiras estão tentando engravidar”, diz Lidia Mínguez-Alarcón, principal autora e pesquisadora da Universidade de Harvard.

“Nosso estudo fornece evidências, pela primeira vez, de que uma escolha de estilo de vida aparentemente aleatória pode ter impactos profundos na produção de hormônios em homens tanto no testículo quanto no cérebro”, ressalta Jorge Chavarro, autor do estudo e professor-associado de nutrição e epidemiologia da universidade americana.


25%
Aumento da produção de espermatozoide em homens que têm costume de usar a cueca boxer

Homens que usam cueca boxer produzem até 25% mais espermatozoides
Rate this post
PF deflagra operação contra tráfico de pessoas e trabalho escravo em Goiás
Polícia investiga série de ameaças de estupro a universitárias em Belém